Congresso CPLP HIV/Sida

congresso cplp hiv

O I congresso da CPLP sobre DST e SIDA ocorreu em Dezembro de 2006 em Luanda e foi cofinanciado pela Fundação Eduardos dos Santos. Estes congressos realizam-se de dois em dois anos.

No I Congresso estiveram presentes representantes dos Estados Membros, que reafirmaram o direito à educação e à informação sobre as ITS e VIH/SIDA, como forma de prevenção. O II Congresso teve lugar no Rio de Janeiro em Abril de 2008, cumprindo a deliberação do I Congresso em Luanda de realizar este encontro bienalmente. Foi então aprovada a “Carta do Rio de Janeiro”.

A carta realça que a rede de cooperação em HIV/Sida da CPLP possibilite, de facto, uma troca de informações e experiências para o combate à doença. O III Congresso foi realizado em Lisboa em Março de 2010 onde foi estabelecida uma rede de investigação e desenvolvimento de actividades sobre o tema.

O IV Congresso foi realizado em Moçambique em Outubro de 2012 que teve como lema os novos caminhos na resposta ao HIV/Sida: sustentabilidade, cultura e educação rumo ao acesso universal trazendo a cultura como novo enfoque.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates